Hoje, vamos falar sobre uma parte do corpo que geralmente sofre muito com as mudanças de clima e temperatura: a pele.
Embora no Brasil também seja possível experimentar algumas temperaturas baixas durante os meses de inverno, nada se compara às temperaturas negativas de alguns dos destinos turísticos em outros países, não é mesmo? E é exatamente nestes ambientes de frio extremo que a pele pede ainda mais atenção.
POR QUE A PELE EXIGE CUIDADOS ESPECIAIS NO INVERNO?
A sua pele, principalmente a da face, que fica mais exposta, precisa de alguns cuidados especiais para que você possa mantê-la saudável e linda durante o inverno, especialmente durante as viagens a destinos frios. Afinal, além de cuidar da sua saúde, é preciso sair bem na foto.
As baixas temperaturas e a baixa umidade, além dos banhos quentes, costumam desidratar e deixar a cútis muito seca. Tanto a pele do corpo quanto a do rosto podem ressecar no inverno. A partes mais afetadas são as mãos, pés, joelhos, cotovelos e lábios.
O clima frio e seco pode deixá-la ainda com uma aparência esbranquiçada, o que significa que uma desnaturação das proteínas ocorreu. O que acontece é que, durante as baixas temperaturas, as glândulas produtoras de gordura e suor têm suas atividades inibidas. Por este motivo, o manto lipídico, que mantém sua umidade, diminui e ela fica mais seca.
De acordo com dermatologistas, os cuidados com a oleosidade no inverno são tão importantes quanto com a pele seca que, quando ressecada, perde o brilho e se torna áspera, o que pode ocasionar problemas mais sérios, como dermatite atópica e eczema.
Já a do tipo oleosa, se descuidada pode desenvolver dermatite seborreica, que é o descascamento das regiões próximas ao nariz, supercílios, atrás das orelhas e couro cabeludo.
Agora você deve estar pensando que o inverno tem muitos pontos negativos, analisando tudo o que acabamos de citar, mas saiba que os benefícios do inverno para a saúde são muitos.
DICAS DE CUIDADOS ESSENCIAIS COM A PELE NOS DIAS FRIOS
Agora vamos provar para você que não é tão difícil cuidar da cútis quando o termômetro começa a marcar temperaturas mais baixas. Com as dicas a seguir você vai manter a hidratação, garantindo uma aparência bonita e saudável. Pronto(a) para ter uma pele de bebê? Então vamos lá!
1. CUIDADO NA HORA DO BANHO
Sabemos o quanto um banho quente e demorado após um longo dia de trabalho pode ser tentador! Mas, tente evitar isso ao máximo.
Procure tomar banhos mornos, em uma temperatura agradável e no tempo necessário para higienizar seu corpo. Além de evitar o ressecamento da pele, você contribui com a natureza e, gastando menos, pode poupar um dinheirinho no fim do mês.
2. LAVE O ROSTO POUCAS VEZES AO DIA
Na mesma linha de pensamento do tópico anterior, evite lavar o rosto muitas vezes ao dia e, quando o fizer, não utilize água quente. O recomendado é lavar não mais que duas vezes por dia, já que o excesso de higienização pode ressecá-la e causar um efeito rebote, especialmente nos casos das cútis oleosas.
3. HIDRATANTES CORPORAIS E LABIAIS
Além de evitar banhos muito quentes e longos, é importante o uso de hidrante no corpo e na face. Ao aplicar o produto no rosto, tenha cuidado para que seja adequado ao seu tipo de pele, por exemplo, produtos oil-free. Outra parte do corpo que costuma ressecar no inverno são os lábios, que podem chegar a rachar em dias de frio intenso. Por isso, invista em um bom protetor labial.
4. FILTRO SOLAR
O filtro solar não deve ser utilizado apenas durante o verão, é necessário que seja aplicado na sua pele todos os dias. Não esqueça que durante sua viagem você terá muitas atividades ao ar livre, o que costuma envolver muita exposição ao sol.
5. ALIMENTAÇÃO
A alimentação auxilia diretamente no combate à desidratação. A dieta ideal durante a época fria deve ser rica em antioxidantes, selênio e vitamina E – encontrados principalmente em frutas, legumes e verduras. Manter a ingestão de água também é necessário, o ideal é manter o consumo de dois litros do líquido por dia. Caso você não beba muita água, inclua sucos naturais ou chás na sua dieta.
A alimentação correta é importante para manter o corpo saudável durante o inverno.